Seja Bem Vindo ao Chat Radio Vida Eterna.


31 de jan de 2009

NÃO MATARÁS

base:Êx.5.17;Mt.5.21,22: Não Matarás. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

INTRODUÇÃO

Foi Deus quem criou a vida. Somente ele tem o poder de dar e de tirar. Mas nós que propaga
mos o Deus da vida muitas vezes, com comportamentos egoístas, causamos aos nossos semelhantes a morte. Eu irei discorrer a respeito dos diversos tipos de morte existentes, Pode ser que alguns queiram questionar algumas coisas que escreverei. Mas creio que tenho o Espírito de Deus. Morte Gr. Thánatos: cessação, divisão, distinção, saída, partida, rompimento

1) MORTE FÍSICA.
É a separação da alma/espírito do corpo. O Corpo vai para a terra. Alma/espírito p/ Deus. O Que pode causá-la? Fim da falência múltipla dos órgãos. Acidentes, afogamentos, queimaduras, e “N” tipos de doenças e motivos. Hb.9.27.(Quem morre não vem aqui à terra);

2) MORTE MORAL É quando o ser humano atinge a idade da consciência e seus atos tornan-no um ser desprezível pela sociedade. Como o que passa a adulterar a roubar, a fornicar, a beber, a se corromper, a adulterar. Tem uma ligação muito grande com a morte espiritual. Se uma pessoa que comungava conosco a mesma fé um dia caiu, mas Deus o levantou, quem somos nós para estarmos julgando o servo alheio? Quem és tu que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.

3) MORTE PSICOLÓGICA.
É quando nós, por motivos fúteis ou não, cortamos a relação com alguém. Ainda que vemos nessa pessoa qualidades que não se devem ser desprezadas. Mas desprezamos essa pessoa. Tomemos cuidado porque uma relação de amizade estaria sendo desfeita. Ver o caso de Saul em relação a Davi. 1Sm. “E as mulheres, tangendo, respondiam umas às outras e diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares. Então, Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos; e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino? 1Sm.18.7,8.Nesse caso a inveja foi o fator determinante para Saul “matar” Davi. Saul não se agüentou em receber menos elogios e aplausos que Davi. É um perigo. Devemos glorificar a Deus pelo sucesso alheio e não invejarmos. A inveja é a falta de capacidade (Marcos Ricardo).

3) MORTE ESPIRITUAL.

a. ASPECTO NEGATIVO
1)É quando o homem é distanciado de Deus ou quando ele se distancia (Lembremo-nos que todos nascemos com tendências pecaminosas. Ver Salmos 51, o da reconciliação. “Eis que em pecado me concebeu a minha mãe”.Verso. 5. Porque no dia em que dela comeres, morrerás. Gn.2.17. Porque o salário do pecado é a morte. Rm.6.23.a. Os vossos pecado fazem separação entre vós e vosso Deus. Is.59.2.
2) O BLASFEMAR CONTRA O ESÍRITO SANTO
a. QUANDO PODE OCORRER? Quando alguém , em sã consciência, atribuir ao Diabo/demônios as obras efetuadas por alguém através do Espírito Santo. Ver Is,61.1,2; Mc.3.29. Obs. É uma morte, a princípio espiritual, depois eterna. Saul não cometeu o pecado de blasfêmia, mas levou sobre si essas conseqüências terríveis. Rejeitado para sempre por Deus.

b. AS CONSEQÜÊNCIAS:
1. Perda da comunhão com Deus;
2. Perda da comunhão com a Igreja;
3 Perda da salvação
4. Eterna perdição;
5. Eterno sofrimento;
6. Eterno juízo.


2. NA RELAÇÃO PARA COM O PRÓXIMO:
a. NÃO ABORRECER AO IRMÃO. Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna. .1Jo.3.15. Obs. “O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio. PV.28.19.

b. ASPECTO POSITIVO
1. MORTOS PARA O PECADO. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm.6.11;
2. MORTOS PARA A LEI (CERIMONIAL). Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais doutro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Rm.7.4.
3. MORTOS PARA O MUNDO (QUE JAZ NO MALIGNO). ´” Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se
vivêsseis no mundo,” 1Jo.5.19; Cl.2.20-23.
CONSEQÜÊNCIAS:
a. Vida abundante. Jo.10.10b;
b. Cancelamento dos pecados. Rm.5.1,9; 8.1,2;
c. Graça superabundante. Rm.5.20;
d. Novidade de vida. Rm.6.4.
e. Céus abertos. Ef.2.18;3.12; Hb. 10.19, ...

5) MORTE ETERNA.
Só tem aspectos negativos. ISTO POR QUE Deus não criou o homem para morrer, mas para viver eternamente. Todos quantos não tiverem seus nomes escritos no Livro da vida serão lançados no lago de fogo, preparado para o Diabo e seus anjos. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Ap.20.15

CONCLUSÃO:
Se guardarmos o nosso coração Pv.4.23, jamais causaremos “óbtos”, por que nosso coração está revestido pelo amor, o vínculo da perfeição. E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição. Cl.3.14. Não tem um ditado que diz: “Quem ama não mata”?
É coisa do Diabo. Jo.8.44; 10.10.a. Que façamos como Cristo nos ensinou: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Jo15.15,17.

MARCOS RICARDO

0 comentários:

Parceria Ouro.